Peço desculpa a todos pela baixa atualização de postagens no blog

sábado, 7 de maio de 2011

Raças - Bichon Frisé

Simpático cão de pequeno porte, alegre, festivo, dócil e gosta de chamar à atenção de seus donos!

Quando estava pesquisando sobre o Bichon Frisé logo veio a minha cabeça "ele é bem parecido com o Poodle" e após pesquisar sobre eles vi que estava certo. O Bichon Frisé surgiu do cruzamento do Poodle com o Maltês e se parece bastente com o primeiro. Leia mais sobre essa bela raça:
Bichon Frisé (Foto: Cachorro Ideal)

Devido ao seu comportamento alegre, simpático e afetuoso, o Bichon Frisé é constantemente utilizado em terapias humanas que envolvem animais. Seu pequeno tamanho e aparência - que lembra uma bola de algodão ou um bichinho de pelúcia – facilitam o contato com pacientes.

O Bichon Frisé é sociável e envolve-se facilmente com outras pessoas e cães. Alegre e ativo, precisa de espaço para correr e brincar. Resultado do cruzamento entre Poodle e Maltês, ele é constantemente confundido com o primeiro.

Mais Sobre a raça
Bichon Frisé (Foto: PetMag)

Alegre, ativo e amigável. Essas são algumas das características desse pequenino cão, que chama atenção e parece estar sempre pedindo afagos. A popularidade do Bichon Frisé vem aumentando bastante nos últimos vinte anos. De aparência similar à do Poodle Miniatura, o Bichon Frisé é reconhecido como uma raça franco-belga.

Eles são muito fáceis de serem treinados e não são agressivos. Estas qualidades fazem do Bichon excelentes companhias para crianças e para outros cachorros. No entanto é preciso um pouco de cuidado com crianças muito pequenas pois eles tendem a reagir quando muito importunados. Eles são pouco dominantes e precisam muito da companhia de humanos. Normalmente eles não são de latir excessivamente, mas exceções à esta regra parecem estar se tornando cada dia mais comum.

Como a maioria das raças pequenas, eles se adaptam muito bem em apartamentos mas necessitam de algum exercício. Caso eles não recebam sua dose diária de exercícios eles serão bastante ativos dentro de casa. Eles são apenas razoáveis como cães de guarda e excelentes em competições de obediência se devidamente treinados. Os Bichons adoram "trabalhar" para seus donos e aprendem muito rápido a fazer truques e gracinhas.

Hitória da raça
Bichon Frisé (Foto: PetMag)

Para alguns ele surgiu na Itália. Para outros, na ilha Tenerife, que faz parte das ilhas Canárias. Há quem acredite ainda que ele já existia no antigo Egito, em 1400 a.C. Mas sua popularidade aconteceu na Europa, com destaque para a França e Bélgica. O rei Henrique III era um dos entusiastas da raça. Em pouco tempo as cortes européias estavam infestadas por Bichons.

Marinheiros franceses, fascinados pela beleza do Bichon Frise, também chamados de Tenerife e Bichon Tenerife, foram os responsáveis pela introdução da raça na Europa trazendo vários exemplares da ilha de Tenerife, uma das ilhas Canárias na costa da Espanha. O Bichon, parente próximo do Maltes, era utilizado pelos marinheiros como moeda de troca quando de volta a Europa. Sua personalidade alegre rapidamente ganhou admiradores na alta classe social e a raça virou uma das preferidas por reis e membros da nobreza da época por 400 anos.

No século XIX, o Bichon perdeu um pouco da sua fama e a realeza passou a preferir outras raças. Nesta época, ele passou a ser um animal pertencido pelas pessoas comuns. Devido a sua grande agilidade e vontade de agradar, logo esta raça passou a ser utilizada como animais de circo ou de ambulantes de realejo.

Após a primeira guerra mundial os criadores franceses resolveram desenvolver a raça com mais seriedade e, em 1934, receberam o reconhecimento do Kennel Club Francês. Apesar do grande sucesso entre criadores e admiradores, os Bichons apenas foram reconhecidos pelos clubes americano e canadense nos anos 70.

Saúde, Cuidados e Dicas


Bichon Frisé (Foto: Google Imagens)

Quando se tem um animal é necessário vários tipos de cuidados para manter uma boa saúde dele. No caso do Bichon Frisé, por ter pelo longo é necessário escovação diária para evitar a formação de nós. Os olhos devem ser limpos com água boricada, com frequencia, pois a raça pode apresentar (embora não seja comum) excesso de lacrimação, conhecido como dacriocistite. Os pelos dessa região também devem ser aparados para evitar irritações.

Deve-se dar ração de boa qualidade e bastante água. Algumas das rações industrializadas encontradas no mercado tem balanceamento perfeito para o organismo do cão, suprindo todas as suas necessidades, não sendo necessário administrar complementos alimentares tais como vitaminas, sais minerais, aminoácidos, etc.

Deve-se cuidar tambem da pele desse animal, pois é muito sensível (como geralmente acontece com animais de pele clara) sendo muito afetado por alergias e irritações comuns.

Dados


Altura:até 30cm
Peso:Entre 2,5kg e 3kg
Grupo:Grupo 9 – Cães de companhia
Funções:Cão de companhia
Grau de atividade:Moderado
Pêlo:Fino, sedoso, bem solto, encaracolado. Não é nem liso, nem encordoado, com o comprimento variando entre 7 e 10 cm
Cor:Branco Puro
Nome de origem:Bichon à Poil Frisé
País de origem:Bélgica / França
Registro FCI:215

Comentários
5 Comentários

5 Comentários:

Obrigado por participar!
Para comentar NÃO é preciso ter conta no blogger, basta deixar comentário como "Anônimo", só não esqueça de:
* deixar seu nome
* dizer de que cidade/Estado você é
* deixar seu e-mail caso necessite de resposta
Ao deixar seu comentário você automaticamente autoriza sua publicação.
Abraço, Gustavo
MARI disse...

eu amei, vou fazer de tudo pra a minha mãe comprar um desses pra mim! Ele é lindo!!

Gustavo Sacchi Silva disse...

Muito fofa essa raça... Quando pesquisei sobre eles fiquei encantado :)

Anônimo disse...

O bichon é a raça mais docil que existe, tenho um e afirmo, ele não sabe morder nem rosnar, muito menos atacar, além do que não tem murrinha, é inteligentissimo, faz coisas inacreditaveis, as vezes parece que vai falar, é um cão lindo e incrivel!

Anônimo disse...

Adotei um poodle preto porém ao mandar tosar notei que o rabo dele não é para trás e sim enroscado para frente. Como não existe bichon preto e nem poodle de rabo enrolado, acho que o meu foi abandonado por ser mistura dos dois. Ele late muito pouco o que não é característica de poodle, é brincalhão, adora carinho, fica onde estou, pede colo e fica longo tempo quietinho, caracteristica do bichon.

PattyBiscuit disse...

Minha Bichon Ninna ja está com 7 anos e é a alegria da nossa casa! Muito carinhosa , expressiva e amorosa ela é meu GRUDE, pois está sempre comigo! Dorme na nossa cama, e da boa noite como gente educada! Incrivel que tb tem horas que parece querer conversar! Nossa, sou apaixonada por essa raça e Ninna é uma anjinha em forma de pêlo! Sempre é cheirosa e limpinha, ela adora ser escovada ! Raça ideal para criança a partir de 5 anos!!! Amo de paixão!

Postar um comentário

  ©Meu amigo cao - Todos os direitos reservados.

Editor desse Blog:Gustavo Sacchi

Template by Dicas Blogger | Topo