Peço desculpa a todos pela baixa atualização de postagens no blog

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Raças - Akita Americano

O Akita Americano, anteriormente conhecido como Grande Cão Japonês, é uma dissidência da raça Akita. Foi desenvolvido nos Estados Unidos e descende dos Akitas japoneses levados para lá após a Segunda Guerra Mundial, misturados com cães de outras raças, principalmente com o Pastor Alemão.

Mais Sobre:

O Akita Americano é um cão tranquilo e carinhoso quando está acompanhado de seus donos. Bastante obediente e inteligente, pode ser adestrado e é utilizado como guia de cegos na América do Norte e Inglaterra.

Possui um temperamento bastante reservado e são muito fiéis e dedicados, assim como os seus antepassados japoneses.
Um pouco da história:

No início a história do akita americano é semelhante a história do Akita Japonês. Desde 1603, na região de Akita, os cães chamados Akitas Matagis (cães de porte médio de caça ao urso) foram usados como cães de rinha. A partir de 1868, o Akita Matagis foi cruzado com os cães tosa e com mastifes. Conseqüentemente, o tamanho dos akitas aumentou, mas as características associadas ao tipo spitz foram perdidas.

Em 1908 a rinha de cães foi proibida, mas os akitas foram preservados e aperfeiçoados como uma grande raça japonesa. Como resultado, nove exemplares de qualidade superior foram eleitos como « Monumentos Naturais » , em 1931. Durante a Segunda Grande Guerra Mundial (1939-1945), era comum o uso da pele de cães para fabricar uniformes militares.

A polícia ordenou a captura e confisco de todos os cães, exceto pastores alemães, utilizados para fins militares. Alguns criadores aficionados tentaram burlar a lei cruzando seus cães com pastores alemães. Quando a Segunda Grande Guerra Mundial terminou, a população de akitas estava drasticamente reduzida e haviam três tipos diferentes: 1) akita matagi; 2) akita de rinha; 3) akita pastor. Isto criou uma situação muito confusa na raça.

Durante o processo de restauração da raça pura após a guerra, o cão Kongo-Go , da linha de sangue dewa , teve uma temporária, mas tremenda popularidade.

Akitas da linha de sangue Dewa, que exibiam características de mastife e pastor alemão foram levados para os Estados Unidos por membros das forças militares. Os akitas da linha Dewa , inteligentes e capazes de adaptação a ambientes variados, fascinaram os criadores nos Estados Unidos e a linha foi desenvolvida com aumento do número de criadores e crescente popularidade.

O Akita Clube Americano foi fundado em 1956 e o American Kennel Club (AKC) aceitou a raça (inscrições no livro de origens e status regular para exposições) em outubro de 1972. Entretanto, nesta época, o AKC e o JKC (Japan Kennel Club) não entraram em reciprocidade de acordo, para o reconhecimento de seus pedigrees, e assim, as portas foram fechadas para qualquer introdução de novas linhas de sangue japonesas.

Consequentemente, os akita nos Estados Unidos tornaram-se consideravelmente diferentes daqueles do Japão, país de origem. Eles desenvolveram um tipo único nos Estados Unidos, com características e tipos imutados desde 1955.

Está em acentuado contraste com os akitas no Japão, que foram cruzados com o akita matagi no intuito de restaurar a raça pura original.

Caracteristicas

O Akita Americano é um cão com uma estrutura superior à do Akita Inu. O Akita Americano é um cão inteligente, extremamente fiel e que de facto não gosta de receber ordens de estranhos. É uma raça em que os Machos são dominantes, ou seja, necessitam, desde pequenos, perceber quem é o líder. É um cão Dócil, Meigo, ladra pouco (Só ladra quando pressente perigo ou Ameaça ao seu Território), e é um cão extremamente sociável, sendo por vezes bastante desconfiado.

Dados:

Altura:Macho: 66cm a 71
Fêmea: 61cm a 66
Peso:Aproximadamente 40kg
Grupo:Grupo 5 – Spitz asiáticos e raças assemelhadas
Funções:Companhia e guarda
Grau de atividade:Moderado
Pêlo:Pelo médio
Cor:variadas como ruivo, tigrado, malhado e branco
Nome de origem: Akita Americano
País de origem:Japão
Registro FCI:344

Comentários
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Obrigado por participar!
Para comentar NÃO é preciso ter conta no blogger, basta deixar comentário como "Anônimo", só não esqueça de:
* deixar seu nome
* dizer de que cidade/Estado você é
* deixar seu e-mail caso necessite de resposta
Ao deixar seu comentário você automaticamente autoriza sua publicação.
Abraço, Gustavo

Postar um comentário

  ©Meu amigo cao - Todos os direitos reservados.

Editor desse Blog:Gustavo Sacchi

Template by Dicas Blogger | Topo